Até o momento, temos 10.552 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.830 vias Esportiva, 658 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Descrição: É a óbvia fenda curva que risca a parede situada acima daquela onde se encontram as vias "Fernão Capelo" e "A Volta do Tubarão". Seu acesso se dá pela língua de vegetação à esquerda, e envolve algumas passagens de escalada, sendo sua base finalmente atingida após uma travessia para a direita, pelo capim-colonião. O sacrifício compensa, pois a via começa com uma ótima sequência de agarras e oposição (crux) que leva a um platô de mato, início da meia-lua propriamente dita, que é bem fácil e percorrida da direita para a esquerda. A saída da fenda, em lance fácil de agarras, leva a um grande platô (de onde se pode sair andando em diagonal para a direita até o topo), base do diedro final e onde há um grampo de parada. Ali começa a oposição final, segundo crux da via, que leva ao topo da parede, onde há outro grampo. A melhor saída é por caminhada, pois a trilha para a Praia do Perigosos passa logo acima. Boa proteção em Friends diversos, Nuts de cabo e Hexcentrics grandes. Friend # 5 ou similar recomendável.
Mais informações no "Guia de Escaladas de Guaratiba" - 2ª edição.
Fonte: ILHA, A. Guia de Escaladas de Guaratiba. 1ª edição. Rio de Janeiro: Ed. do autor, 1999.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários